Introdução
O que é o Autentica Procurador?
É uma funcionalidade de apoio a segurança da API Integra Contador, que permite o Autor do Pedido de Dados autorizar o Contratante a enviar requisições em seu nome por meio de um Termo de Autorização em formato de documento XML assinado digitalmente com certificado digital. Em muitos casos o Autor do Pedido de Dados não é o Contratante da API, mas é um Procurador autorizado previamente pelo Contribuinte pelo portal eCAC.
Como funciona o uso via Integra Contador?
Para acionar os serviços do Autentica-Procurador, é necessário utilizar a API Integra Contador, que irá gerenciar o pedido de dados que conterá o XML assinado eletronicamente pelo Autor do Pedido de Dados. Esse TERMO DE AUTORIZAÇÃO é validado, junto da autenticidade da assinatura digital e também do certificado digital do Autor do Pedido de Dados. O certificado digital aceito deve ser do tipo eCPF
ou eCNPJ
no padrão ICP-Brasil (A1 ou A3).
Se o termo de autorização for válido, o Autentica-Procurador disponibiliza um token
de acesso com um tempo de duração predeterminado. Esse token deve ser informado no header
das requisições da API no parâmetro autenticar_procurador_token
. Com isso o Contratante terá autorização para acionar a API em nome do Autor do Pedido de Dados com procuração eletrônica no eCAC
. A estrutura básica de entrada deve conter os dados do Contratante, Autor do Pedido de Dados, o Contribuinte e os dados do Pedido de Dados. Tudo isso é informado pelo Json
do corpo (body) da requisição via post.
O documento TERMO DE AUTORIZAÇÃO deve ser assinado utilizando um assinador que siga os padrões XMLDSig do W3C. Após assinado esse XML deve ser submetido via POST
como string base64
. Esse padrão de assinatura digital segue o mesmo padrão adotado pelos sistemas NFe e eSocial da RFB.
Para mais informações sobre como realizar a assinatura do TERMO DE AUTORIZAÇÃO acesse a sessão Padrões Técnicos de Assinatura de XML.