Ir para o conteúdo

Cartório Data - Site

Funcionalidades do Responsável pelo Cartório

Cadastro / Login

Ao clicar no card "Reponsável", caso ainda não o tenha feito, o site solicitará o login através de certificado e-CNPJ ou e-CPF. Se este for o primeiro acesso com o e-CNPJ utilizado, o sistema vai abrir uma tela para que o responsável pelo Cartório confirme o CNPJ da empresa. Este passo é necessário apenas uma vez.

Se o acesso for com o e-CPF, o sistema vai abrir uma tela para que o usuário selecione o cartório desejado, pois o CPF pode ser titular de mais de um cartório.

Tela Selecionar Cartorio

Caso o e-CPF não tenha vínculo com nenhum cartório, o usuário receberá a mensagem de erro: Não foi encontrado Cartório vinculado ao CPF do certificado.

Tela Cpf Nao Vinculado a Cartorio

Para finalizar o cadastro, o usuário deve informar a Consumer Key e Consumer Secret obtidas na Área do Cliente Serpro.

Tela Finalizar Cadastro

Ao confirmar as chaves Consumer Key e Consumer Secret, o sistema redireciona para a tela de resumo das informações do Cartório:

Tela Inicial

Nesta tela é possível ver as informações cadastradas do CNPJ, Email, Consumer Key e Consumer Secret (obtidos após contratação do serviço). Esta tela também é acessível através do menu “Cliente”, localizado na barra superior da tela.

Para incluir ou alterar qualquer informação, basta clicar no ícone de edição, na coluna “Ações”.

Tela Cadastro

As informações que podem ser alteradas são: Email, Consumer Key, Consumer Secret, e Situação.

Aviso importante

O Consumer Key e Consumer Secret identificam seu usuário e seu contrato com o SERPRO. Mantenha essas informações protegidas.

Por padrão, a Situação do cadastro do Cartório vem como “Inativo”. Isso impede qualquer funcionário vinculado ao Cartório realizar consultas, até que a situação esteja como “Ativo”.

Para ativar, basta clicar no botão “Ativar”, localizado ao lado do botão “Salvar”. Caso a Situação já esteja como ativo, o mesmo pode ser desativado utilizando o botão “Desativar” ao lado do botão “Salvar”.

Vinculação de Representantes

O responsável pelo Cartório poderá vincular e desvincular funcionários previamente cadastrados no sistema, para que ele possa realizar as consultas de CPF e CNPJ em suas atividades.

Tela Vinculo

O sistema lista todos os funcionários já cadastrados no sistema, que estão vinculados ao Cartório, ou que não possuem ainda vínculo com nenhum Cartório cadastrado.

Para vincular individualmente um funcionário, basta clicar no ícone de vinculação no menu “Ações”. Para desvincular, basta clicar no ícone de desvinculação no menu “Ações”.

Caso o funcionário já esteja vinculado ao Cartório, a informação “Vinculado ” aparecerá na linha.

É possível também vincular ou desvincular vários cadastros ao mesmo mesmo. Basta marcar a caixa de seleção à esquerda de cada registro que deseja, e clicar no botão “Vincular” ou no botão “Desvincular” de acordo com a ação desejada.